fbpx
  • +33 877 554 332
  • contato@centroterapeuticonovavida.com.br
  • Segunda - Sexta: 8:00 - 18:00

Simtomas, causas e tratamentos

Dependência da Cocaína

O uso da cocaína causa intensa e rápida euforia, o que em muitos casos, causa risco para suas famílias e amigos. Os efeitos no organismo são severos, acelerando o ritmo cardíaco, aumentando os níveis de stress e ansiedade. Essa combinação de fatores culmina na agressividade, em geral, direcionadas à sua próprio círculo social.

Sintomas da Dependência da Cocaína

Falta de sono e de apetite;
Elevação da frequência cardíaca e respiratória, da pressão arterial e da temperatura corporal;
Espasmos musculares; vasoconstrição periférica; 
Euforia;
Depressão e ânsia intensa pela droga. 

Tomada por um longo prazo, o vício da cocaína pode causar, entre outros, danos irreversíveis aos vasos sanguíneos coronarianos e cerebrais; danos no fígado, rins e pulmões; destruição dos tecidos nasais e às vezes, perfuração do septo nasal, se inalada; doenças infecciosas e abscessos, se injetada; alucinações auditivas e táteis; disfunções sexuais e infertilidade. As grávidas dependentes estão mais sujeitas a sofrer aborto do que as não dependentes e o feto pode ser prejudicado, porque a cocaína passa do organismo da mãe para o do filho. De modo geral, as pessoas que se tornam viciadas em cocaína perdem o interesse nas outras áreas da vida.

Diagnóstico de Dependência da Cocaína

Geralmente é feito a partir da história de consumo da droga e pela detecção de alguns sinais e sintomas, dentre os quais sobrelevam em importância a hiperatividade, as pupilas dilatadas, aumento da frequência cardíaca, ansiedade, comportamento errático, grandioso e hipersexual.

Dependência da Cocaína Química têm cura?

O tempo de ação da cocaína é muito curto, pelo que seus efeitos são passageiros, mas dado ao perigo de morte, pode ser necessário administrar-se medicamentos para baixar a pressão arterial, diminuir a frequência cardíaca, evitar as convulsões e tratar a febre alta que costuma acompanhar o quadro clínico. A abstinência da cocaína requer supervisão médica porque a pessoa pode tornar-se depressiva e mesmo suicida. Para conseguir um real afastamento da droga pode ser necessária a internação num hospital ou num centro de tratamento de toxicómanos, onde os sintomas devem ser tratados sintomática ou mesmo preventivamente. O acompanhamento posterior deve ser feito com psicoterapia ou participação em grupo de autoajuda como os aplicados pelo centro terapêutico nova vida que além do acompanhamento médico e medicamentoso trabalha inúmeras terapias ocupacionais que devolvem a autoestima e reabilitam paciente para uma nova vida.

Recuperação Nova Vida

Conscientização - Tratamento do Centro terapêutico Nova Vida.

Conscientização

Nesta etapa, o paciente restaura seus valores afetados pela dependência química, estabelecendo condições para absorver as modificações, e com o apoio da equipe técnica consiga desenvolver habilidades necessárias, e utilizar as ferramentas úteis para estabelecer uma nova maneira de pensar e viver.
Desintoxicação- Processo de Tratamento do Centro terapêutico Nova Vida.

Desintoxixação

O quadro clínico e psiquiátrico do paciente são avaliados, considerando suas queixas, se há existência de patologia (doença) ou comorbidades (dois ou mais transtornos associados – ex: bipolaridade e hiperatividade) e identificando a dependência a ser tratada para que finalmente seja adotada terapia medicamentosa adequada às particularidades que trouxerem cada caso, permitindo tratamento e diminuição efeitos físicos dos psicoativos diagnosticados no paciente.

Reinserção Social​ - Processo de Tratamento do Centro terapêutico Nova Vida.

Reinserção Social

Na última fase do tratamento, o paciente trabalhará com as dificuldades de ressocialização apresentadas durante todo o processo. A conscientização do retorno à sociedade será exercitada com toda a equipe, para enfrentar as dificuldades existentes (pós-internação) e também quanto ao que deve ser evitado. O apoio familiar é fundamental para o sucesso.

© 2018 Todos os direitos reservados a Centro terapêutico nova vida.